Sejam bem-vindos!

Caros (as) pesquisadores (as),

A Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC) congrega instituições, pesquisadores e profissionais da área de educação e pesquisa vinculada à formação universitária em Ciência da Informação (Biblioteconomia, Documentação e Arquivologia) dos países da Ibero-América e Caribe. Com isso, busca promover e apoiar a criação de foros, instrumentos e mecanismos que facilitem o intercâmbio de ideias e experiências, bem como o desenvolvimento de atividades comuns que proporcionem a difusão da pesquisa científica na área como forma de fortalecer o ensino de graduação e pós-graduação em Ciência da Informação. Além disso, favorece entendimentos científicos internacionais que fomentem e impactem nas políticas de informação dos países que integram a sociedade científica.

Nesse sentido, o X EDICIC – Encontro da Associação de Educadores e Pesquisadores de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Documentação da Ibero-América e Caribe objetiva constituir-se em oportunidade para fortalecer o diálogo entre os pesquisadores das áreas de Ciência da Informação e Documentação no contexto da Ibero-América e Caribe mediante o debate interdisciplinar das questões que tangenciam a temática “Patrimônio, mediações sociais e tecnologias“. Com esse propósito, o evento de 2016 está organizado nos seguintes eixos temáticos: Docência e os novos perfis do profissional da informação; Epistemologia da Ciência da Informação e da Documentação; Gestão e avaliação de documentos arquivísticos; Indústria criativa e cultural; Mediação social e cultura da informação; Memória, patrimônio e dinâmicas informacionais; Museologia, informação e documentação museológica; Organização da informação e do conhecimento e Tecnologias da informação e do conhecimento – TICs.

Diante dessa agenda temática multivariada, certamente o X EDICIC proporcionará, nesses 3 (três) dias de evento,  uma excelente oportunidade de trocas e parcerias envolvendo o ensino e a pesquisa com a ampliação de ações de atividades de internacionalização, hoje tão centrais para o fortalecimento e o protagonismo de toda a Ibero-América e  o Caribe.

Desejamos, pois, que a nossa identidade geopolítica e cultural fortifique nossos laços de cooperação e fomente a proposição de agendas comuns entre nossas instituições.

cidoca

Maria Aparecida Moura – Presidente do X EDICIC

fafa

Fabrício José Nascimento da Silveira -Vice-Presidente do X EDICIC