Anais do Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Ibero-América e Caribe
Em sua X edição, o EDICIC - Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Ibero-américa e Caribe, realizado no Brasil e sediado pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), adotou como marco norteador de suas discussões o tema “Patrimônio, Mediações Sociais e Tecnologia: diálogos interdisciplinares”. Desdobrando-se em dez eixos temáticos, o evento concretizou-se em 3 (três) dias de intensos debates, nos quais participantes brasileiros e internacionais puderam trazer a público suas pesquisas e debater problemáticas clássicas e contemporâneas que pautam a Ciência da Informação em sua dimensão e interface interdisciplinar.
O X EDICIC preocupou-se em promover maior integração entre as instituições de ensino e pesquisa em Ciência da Informação no contexto da Ibero-américa e Caribe, incentivando o estabelecimento de acordos entre universidades que possuem cursos de pós-graduação com o intuito de fomentar o intercâmbio entre seus alunos e pesquisadores.
Ao incorporar como eixos centrais as temáticas vinculadas à Arquivologia e à Museologia a EDICIC – enquanto Associação de Educação e Pesquisa – possibilitou que o evento se convertesse em ponto de referência comum entre as instituições de ensino e pesquisa que buscam ampliar e fortalecer o diálogo entre essas áreas e a Ciência da Informação na Ibero-américa e Caribe.
Nesse sentido, a presente publicação objetiva, não apenas dar visibilidade à produção acadêmica gerada para o evento, mas, sobretudo, suscitar novas discussões que façam avançar o Estado da Arte da Ciência da Informação tanto no contexto nacional quanto em termos da comunidade Ibero-americana. Numericamente, constituem o conjunto geral desta publicação 5 (cinco) conferências e 114 (cento e quatorze) artigos que contemplam de forma abrangente tanto a temática “Patrimônio, Mediações Sociais e Tecnologia”, quanto inúmeras outras vinculadas às áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Documentação.
Por fim, e atentando para a dimensão identitária, geopolítica e cultural que orienta a sociedade científica assinalamos que, em termos de formação humana, o X Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Ibero-américa e Caribe não se limitou à esfera científica stricto sensu (pesquisadores e professores universitários), uma vez que alunos de graduação, de mestrado e doutorado, e também a comunidade em geral puderam participar ativamente das palestras e relatos de pesquisas que compuseram sua programação geral. Nesses termos, ao reunir em um mesmo contexto sujeitos oriundos de diferentes regiões brasileiras e de países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Cuba, Colômbia, Costa Rica, México, Portugal e Espanha (só para citar alguns), o X EDICIC contribuiu para a divulgação e o acesso a novas temáticas e abordagens de pesquisa nos diversos eixos temáticos cobertos pelo evento. Além disso, ao promover o encontro com pesquisadores de referência, ampliou as possibilidades de diálogo no contexto formativo nacional e ibero-americano.
Esperamos, pois, que essa publicação possa circular, gerar novos debates e tornar visível a intensa e rica produção de conhecimento em Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Documentação produzida na Ibero-américa e Caribe.
A todos, boa leitura.
Maria Aparecida Moura
Presidente do X EDICIC
Fabrício José Nascimento da Silveira
Vice- Presidente do X EDICIC